Bolsa Família Itinerante atende cerca de 1.400 pessoas na Barra

Muita gente aproveitou o mutirão
Secom/Gidelzo Silva

A semana de atendimentos do Bolsa Família Itinerante, na Barra, na zona norte de Ilhéus, que iniciou na última segunda-feira, dia 28, apresenta números satisfatório, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS). Até a quinta-feira, dia 30, foram realizadas cerca de 1400 atendimentos. As atividades prosseguem até a sexta-feira, 1º de agosto, na Paróquia São João. Beneficiários do bairro e das comunidades circunvizinhas puderam atualizar cadastros, confirmando a permanência no programa do governo Federal, gerenciando pela (SDS)

O próximo local contemplado com a ação será o distrito de Japu, no domingo, dia 10. Anteriormente, a atividade foi realizada no Bairro do Banco da Vitória. O objetivo desses mutirões é identificar famílias que não fazem parte do perfil do programa, para regularizar a prestação do serviço no município; gerar de novos beneficiários e realizar o recadastramento dos contemplados que estão há mais de quatro anos sem atualizar dados. Na ocasião, os agentes da SDS auxiliam as pessoas que necessitam efetuar alterações como mudança de endereço, acrescentar ou retirar membros do cadastro.

“A presença dos agentes do Bolsa Família nos bairros e distritos agiliza o processo de atualização de dados do programa e também facilita a vida dos cidadãos que não precisam se deslocar para a sede da SDS para adquirir ou permanecer com o benefício”, afirma o titular da SDS, Jamil Ocké. Para ser atendido nos mutirões, o titular do benefício deve ter em mãos os originais dos seguintes documentos de todas as pessoas que moram na residência: registro geral (carteira de identidade), CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e comprovante de residência. Para as crianças é necessário levar também Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade e Atestado Escolar.

O secretário Jamil Ocké ainda destaca que os cadastrados devem procurar periodicamente os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para realizar as atualizações do programa. As unidades estão localizadas nos bairros de Nossa Senhora da Vitória, Barra, Olivença, Teotônio Vilela e Banco da Vitória e funcionam das 8 às 17 horas.